Há uns tempos atrás trouxe para o meu dicionário profissional uma nova palavra, a publiverdade e bem podia ser uma nova disciplina de muitos cursos de marketing. Não anda de mãos dadas com a publicidade que tal como a palavra indica é muito mais abrangente e massiva, mas anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo/inbound.
A publiverdade, como a vejo e como a pensei, deixa de lado promessas e assinaturas pomposas e vê o público como alguém interessado, não como alguém consumidor de produto. O que difere? O tipo de investimento. Enquanto que na última se investe para que a pessoa compre, e aí estamos presos ao produto que se vende, na publiverdade há um investimento maior em querer/ser interessante. O que se ganha com isto? Fãs em vez de clientes, seguidores e prescritores, em vez de consumidores. Ou seja, estabelece-se uma ligação e não uma aquisição.
a reter: ligação – não há separação; vs aquisição: há separação após necessidade satisfeita
Mas a publiverdade não é só ser interessante, porque aí o marketing de conteúdo é suficiente. Neste novo conceito há que ser genuíno e espantemo-nos!, verdadeiros. Tão simples como deixar de dizer constantemente “nós somos isto” e mudar o mindset para “é por isto e mais isto que o somos”.
Um exemplo simples. Porque é que há cada vez mais bloggers que num ápice se tornaram negócios altamente bem sucedidos com margens de lucro maiores que muitas empresas já de décadas sonham conquistar? Simples! Quando começaram, não tinham produtos para vender!
Eram apenas alguém suficientemente interessante e autêntico, que conseguiu despertar o interesse a outros interessados (nas mesmas verdades) e que mais tarde permitiu que natural e espontaneamente nascesse um negócio.
Deixo o exemplo de Into the Gloss, um blog de beleza que começou em 2010 e que após ganhar mediatismo, fez de Emily Weiss (a blogger) uma empreendedora reconhecida. Hoje é detentora da marca Glossier, “beauty cosmetic products inspired by real life”, que é um incrível sucesso.
Em suma:
I – Publiverdade, técnica de comunicação que permite criar ligações com outros, baseadas em interesses comuns.
II – Publiverdade, não é dizer verdades de forma interessante. É ser interessante de forma verdadeira.
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