Listo algumas dicas para quem está no inicio.
- Há que levar a coisa a sério.
- Prepara-te porque é mais difícil do que aquilo que se pensa.
- Se não estás a publicar estás a pesquisar. Uma é tão importante quanto a outra.
- Sem um calendário e uma programação, poderás fazer um ou outro post brilhante mas se não houver um fio condutor, o brilho facilmente se desvanece.
- Esquece as “aspas”. Não é copiando que vais ganhar a vida disto.
- Onde estão as tuas fontes de inspiração? Twitter, blogs, imprensa, concorrência, instagram, snapchat, pinterest? É que a tua cabeça jamais será suficiente.
- E as tuas fontes de compreensão? Sim, não tentes ignorar. Estatísticas, relatórios, estatísticas.
- Ouve música. Vais precisar de uma banda sonora para criar boas histórias.
- Buffer ou outras plataformas de apoio à gestão? Não digas que não, antes de experimentares.
- Tu não és tu, és a marca. Mas não é por isso que tens que te distanciar do outro.
- Leva tempo, dedicação, muita.
- Não te desculpes (esta é generalista e é para todos nós).
- Depois de publicares um post, lê novamente e edita. Se puderes melhorar fá-lo.
- A correr? Cais.
- Sozinho? Corres riscos.
- Não há likes? É porque não há conteúdo no que escreves.
- A hora importa? Tudo importa.
- As usual: Quantidade não é sinónimo de qualidade.
- Foca-te nesta palavra prosumidor, já ouviste falar? Como podes contribuir para que eles existam?
- E último. Que devia vir em primeiro. Percebe quais as expectativas que o cliente tem do teu trabalho. Muitas vezes são irreais. E mostra-lhe.
Como? Sendo avalueble.