6 dicas rápidas para iniciantes no AdWords

Adwords : Seis dicas rápidas e bastante simples para quem procura iniciar uma campanha de Adwords e não tem grandes conhecimentos do mundo digital e desta plataforma do Google.

Adwords_dicas

Adwords : Seis dicas rápidas para quem procura iniciar uma campanha de Adwords e não tem grandes conhecimentos do mundo digital.

1) De nada vale uma boa estratégia de Adwords, se o site estiver feito às três pancadas;

Para a maior parte de nós um site com um layout interessante, duas línguas, que mostre fotografias interessantes e que tenha conteúdo, mesmo que feito através de copy paste, é mais do que suficiente. Mas a verdade é que não é!

Lembra-te: Um bom site não é um site que tu gostes, mas sim um site que o google goste, e para isso é preciso muito mais do que aquilo que vimos no layout.

2) Não acredites em tudo o que o AdWords te sugere, ainda que seja uma ferramenta essencial não passa de um fornecedor que quer ganhar dinheiro;

É um facto que o google é um dos nossos melhores amigos. Através das ferramentas que nos disponibiliza ou usando os seus manuais, facilmente conseguimos concretizar uma campanha. No entanto, não deixa de ser um fornecedor que tem os seus próprios objetivos e compromissos e um deles é: ganhar dinheiro.

Por isso, importa ir com cautela e saber dizer-lhe: não, isso não é uma oportunidade para mim. Para tal, um conselho simples: Podes seguir os passos dos outros, desde que esses não te desviem do caminho que traçaste.

3) Não tomes decisões sobre as palavras chaves baseando-te na tua subjetividade “Como é que eu pesquisaria sobre o assunto que querem vender?” Lembra-te: todos nós somos diferentes;

Nada como pensar global. O único momento em que devemos e podemos usar a nossa subjetividade é no momento em que escolhemos aquilo que gostamos de fazer. A partir daí, o pensamento deve ser global: Para comunicar com vários, há que pensar como vários, ser como vários, agir como vários. Neste caso em específico, há ferramentas que ajudam a perceber como e quais as frases e expressões mais pesquisadas.

dica adword palavras chaves
Exemplo Adword palavras Chaves

 

Dica simples:  Vai ao google e começa a escrever a palavra principal da tua campanha… Vês aquelas palavras associadas que aparecem logo antes de dares enter? Provavelmente são esses os temas mais pesquisados do momento.

4) Prefere palavras chaves de duas ou mais palavras. Acertar na necessidade de alguém que faz uma Pesquisa Vaga é 90% sorte. Pelo que se tens um orçamento reduzido, não desperdices chances.

Imagina que tens um talho online onde fazes entregas ao domicílio na zona de Odemira. Pergunto: De que adianta comprares a palavra “porco”, ou mesmo três como “carne de porco”? Onde é que o teu negócio responde à necessidade da pesquisa feita?

Não tenho comigo percentagens exatas, no entanto a probabilidade da pessoa que pesquisou ser alguém que vive em odemira e que está interessada em usufruir do teu serviço/produto, é certamente muito reduzida.

5) A palavra chave que mais vezes leva pessoas ao site não é necessariamente a palavra que gera mais conversões.

A palavra mais pesquisada é provavelmente a palavra que gera mais cliques. No entanto, se de cada vez que investes nela, verificas conversões ao nível do zero, de que adianta bater no ceguinho?

6) Ter google Adwords sem ter o Google Analytics é o mesmo que tomar decisões de olhos vendados. Por isso se queres aprender magia, o melhor é comprares o último livro do Luís de Matos.

Ainda que o Adwords nos forneça dados para analisar a campanha, não é suficiente para medir a sua eficácia. É verificando as acções e os comportamentos que acontecem no site que se tem uma noção real das conversões.

Para isso liga o adwords ao analytics, e prepara-te para um novo e admirável mundo novo: Dados concretos para analisar.

Your Website Title

Deixar uma resposta