o mundo não pára e o facebook também não – a opção loja

Agora que o Natal está perto, partilho uma dica para negócios/lojas que estejam presentes no facebook. É uma espécie de wakeup-call para quem faz gestão de páginas e que nos mostra o potencial inexplorado que o facebook disponibiliza mas que, por desconhecimento, não se usa.

Trata-se da possibilidade de criar uma loja usando uma ferramenta nativa do facebook, e deixo um printscreen de um excelente exemplo.

Como se pode ver, funciona praticamente como uma loja online mas desta vez dentro do facebook, com descrição e preço do produto. Ao clicarmos num dos produto, aparece a descrição do artigo e outras imagens associadas a este.

Nesta fase, o seguidor obtém informação pormenorizada sobre o produto e quem o quiser comprar, tem duas opções . Se além da sua página no facebook tiver efetivamente uma loja online pode redireccionar este seguidor para a compra para o site, exatamente para o produto em questão. Quem não tiver loja online, pode seleccionar apenas a opção enviar mensagem e aí poderá depois enviar os dados de pagamento via messenger a quem estiver interessado.

Se o seu seguidor clicar em enviar mensagem aparece a seguinte janela:

Isto é, o próprio facebook cria automaticamente a mensagem que poderá ou não editar!

É claro que há uma série de questões e procedimentos que devemos fazer e que isto exige algum tempo e também algum conhecimento, mas o processo é efetivamente simples.

O meu conselho para quem considera interessante esta nova ferramenta é:

  • aproveitar agora o Natal para lançar uma campanha com vários produtos;
  • Não colocar mais de 20 artigos nesta loja. Se tiver mais, o ideal é criar uma loja online à parte do facebook e usar esta ferramenta para ir colocando apenas alguns dos produtos que pretende destacar.

Por fim, e só para se perceber o potencial desta opção, é possível identificarmos os produtos que temos nesta loja em post que façamos. Imagine que publica uma imagem de um make-up. Se identificar na imagem, os produtos que foram utilizados, o post vai aparecer assim ao seu seguidor do facebook:

E se em vez da imagem, for um video, também posso identificar? Pode pois! 🙂 Dúvidas sobre isto é só seguirem o avalueble no facebook e deixar mensagem ou então deixe aqui um comentário!

Agora pergunto: – Sabia desta funcionalidade do facebook? É que ela já cá anda há uns bons meses e em Portugal poucas vezes a vi a funcionar!

imagens utilizadas: facebook.com/sigmafanpage

Your Website Title

Deixar uma resposta