a forma como vimos as embalagens

A forma como vimos as marcas ou embalagens nunca é sob a perspetiva de estarmos a ver uma obra de arte. Mas, se a marca ou embalagem for ilustrada/recriada por um artista, o caso pode mudar de figura, ou não?

Latas de Sopa Campbell, Andy Warhol

Se sim, pergunto: haverá assim tanta diferença entre um desenho e outro? Porque tem o original menos valor? Função prática, reprodução? E fará isso sentido?

May Van Millingen

__

É que se pensarmos realmente sobre o conceito de obra de arte, e deixarmos de lado o facto destas embalagens terem também uma função prática e serem reproduzida em série, não será esta definição de obra de arte também adequada ao design e conceito de uma embalagem, por exemplo?

“Uma obra de arte é um produto que transmite uma ideia ou uma expressão sensível. Trata-se da criação que projecta ou reflecte a intenção de um artista.”

Sim, sabemos que há uma diferença efectiva entre Design (objetividade) e Arte (subjetividade), mas porque é que a ilustração de uma embalagem se aproxima mais de uma obra de arte do que o objecto em si? Valerá a pena pensar nisto?

 

Andrea Turvey

 

Your Website Title

Deixar uma resposta